Resignificando a Liderança #1


Foco na missão e no objetivo e a construção da confiança são algumas das diferenças fundamentais entre líderes eficientes e simples funcionários. Uma organização se constrói com base na confiança, e a confiança se constrói com comunicação e compreensão mutua.

Para atingir a compreensão mutua, é preciso entender quais as informações que seus colegas necessitam de você para desempenhar suas funções; eles, por sua vez, precisam entender o que você necessita deles.

É FUNDAMENTAL CONQUISTAR A CONFIANÇA
Confiar num líder não exige gostar dele. Nem é necessário concordar com ele. A confiança é a convicção de que um líder realmente pensa naquilo que está dizendo. É a crença na integridade. As atitudes de um líder e as convicções que ele prega têm que ser congruentes, ou pelo menos compatíveis. A liderança eficaz – e, repito, isso é sabedoria antiquíssima – não se baseia na inteligência, e sim antes de tudo na coerência.

CONFIANÇA E INTEGRIDADE
Para ser um líder, é preciso ter seguidores. E, para ter seguidores, é preciso adquirir sua confiança. Portanto, a qualidade principal de um líder é, inegavelmente a integridade. Sem ela, não há êxito possível. Se os subordinados de um líder o consideram uma fraude, se têm a percepção de que lhe falta integridade, ele vai fracassar. Seus ensinamentos e atos precisam se encaixar. O que há de mais necessário, portanto, são a integridade e a grandeza do objetivo.

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