Clareza dos Objetivos = FOCO


“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa que você irá focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente” – Steve Jobs

Saber o que quer é fundamental e quanto mais claro for o objetivo, mais forte será a sua determinação e disciplina para alcança-lo. No entanto muitos não sabem o que querem ou buscam coisas muito maiores do que as suas capacidades, como por exemplo ter uma Ferrari, o que não é impossível; porém temos que avaliar os seguintes pontos:

a)      Quanto custa uma Ferrari?
b)      Quanto custa a manutenção de uma Ferrari?
c)       Quanto custa o seguro de uma Ferrari?
d)      Eu tenho uma renda (atual ou futura) compatível para eu comprar uma Ferrari?

São esses questionamentos, que devemos nos fazer, quando determinamos o nosso foco. Pois se colocarmos o objetivo muito acima das nossas condições, como a compra da Ferrari, prontamente iremos entrar em uma fase de procrastinação e logo desistiremos do “sonho”.
                No entanto a clareza dos nossos objetivos e o nosso foco, estão intimamente ligados ao nosso estado de maturidade emocional. Pessoas imaturas agem de forma inconstante – ora quer algo, ora não quer mais e deixa de lado um projeto, como uma criança que descarta um brinquedo que não gosta mais.
                Para entender melhor, devemos dividir em três partes o nosso foco:
1)      Foco Visionário: Saber com clareza, quais são as suas metas e seus objetivos, a ponto de poder vê-las em sua mente com toda a nitidez. Após fazer esse exercício mental, anote a o objetivo e faça um planejamento do “como” atingirá o objetivo e “quando” ele será atingido.
2)      Foco Comportamental: Dedicar tempo e atenção para produzir energia suficiente para gerar mudanças internas e externas. E essa energia é produzida através do uso repetido de três canais neurológicos: comunicação, pensamento e sentimento.
Aqui, estou falando de disciplina. A disciplina é o motor que o levará ao encontro ao seu objetivo. 
Pense em suas realizações passadas – certamente você dedicou disciplina para alcança-las, quer seja para a compra de um bem, para estudar (faculdade ou especialização), uma viagem e etc.

A grande realidade é que sabemos que, se não faz contato com a dor da disciplina, cedo ou tarde fará contato com a dor do arrependimento.

3)      Foco Consistente: É a capacidade de manter em mente o foco visionário e comportamental por tempo suficiente para que sejam produzidas mudanças consistentes e massivas. Não deixando que distrações e seduções momentâneas te afastem da caminhada para o objetivo.
Por isso mapeie, os hábitos que lhe tiram o foco: TV, Video Game, Redes Sociais, Whatapp, são ladrões de tempo e uma pessoa que de foco não perde tempo.





Postagens mais visitadas