Inovação simples e eficaz

Responda rápido: que pequena empresa americana faturou no ano passado U$30milhões e foi considerada a empresa do ano pela revista INC, a principal publicação focada em pequenas empresas nos EUA? Se você pensou em alguma empresa de tecnologia, com produto patenteado e que recebeu aporte de capital de risco desde o início, errou!
A vencedora, que foi matéria de capa da edição de Junho/08, é a Threadless, uma empresa criada por dois jovens empreendedores, bem introvertidos e nada parecidos com “homens de negócios”. Trata-se de um site on-line que vende principalmente camisetas. Isso mesmo, camisetas. Mas o diferencial do negócio é que os jovens criaram uma comunidade cativa de designers e apaixonados por desenhos criativos. Todos acabam submetendo seus desenhos livremente no site, que então recebem votos dos usuários. Os mais votados acabam tendo seus desenhos estampados em camisetas que passam a ser vendidas no próprio site.
Todo o processo de produção e distribuição/entrega das camisetas é terceirizado e o site trata de nutrir a comunidade com toda informação e serviços de apoio para que concursos sejam promovidos, e que os usuários interajam entre si, bem como que os desenhos mais votados tenham destaque. É a web 2.0 funcionando como nunca, fazendo com que o ambiente colaborativo e participativo crie modelos de negócios inovadores.
Já pensou em algo parecido para capitalizar no mercado brasileiro?
É isso aí.

Postagens mais visitadas