A liderança e o equilíbrio



Um atributo obrigatório para qualquer líder ou pessoa que aspira liderança é o equilíbrio e, explico o porquê.

Sempre. Repito, sempre. Haverá um conflito, à ser travado e em sua maioria com pessoas. Eu diria que 95% dos conflitos são causados por pessoas, cito alguns: falta de domínio próprio, inveja, falta de comprometimento, rebeldia com processos, soberba e etc. Os outros 5% ficam a cargo de imprevistos - situação que fogem da sua esfera de domínio, exemplos: carro quebrado, pneu furado, acidentes, doenças e por aí vai.

Por isso o líder deve ter jogo de cintura e ver além da situação atual. Pois assim ele buscará uma manobra que o tirará do cenário indejado.

As pessoas em geral agem de forma emocional e quanto mais racional você agir, mas fácil entenderá o  cenário. Nunca caia na pilha de alguém que perde o controle, pois fazendo isso você se colocará no mesmo nível de descontrole do seu interlocutor. 

Manter a compostura é vital para qualquer pessoa (não apenas líderes). Por isso valorize-se, nunca perca o controle das suas emoções. Deixe que o seu interlocutor faça o "show" e .esmo que aos olhos dos outros você tenha perdido a "briga". Saiba que saiu vencedor.

Quanto às situações que não temos controle, deixo apenas uma dica. Não se estresse, foque em administrar e resolver o problema, pois é por isso que somos líderes.


Postagens mais visitadas