Alto desempenho – o que é?



É uma pena que muitos profissionais tenham um entendimento equivocado sobre o assunto. Uma vez que muitos confundem alto desempenho com pessoas que são extremamente ocupadas ou que são multitarefa - ledo  engano. Um profissional que deseja chegar ao alto nível (ou alto desempenho), tem primeiramente que parar e fazer uma auto analise, pois para chegar em alto nível é necessário - disciplina e treino, pois apenas com a repetição nos leva a excelência.  

Um atleta de alto nível, treina todo o santo dia, pois ele sabe que no momento da competição, ele tem que estar em estado de flow, ou seja um estado de extremo domínio da sua técnica. Vamos usar a ginástica olímpica como exemplo. Os atletas treinam os movimentos a exaustão, praticamente todos os dias para fazer uma apresentação de no máximo 3 minutos e, esse tempo é que separa o vencedor do perdedor.

No mundo corporativo, não é diferente e por isso é que devemos nos especializar cada vez mais em nossas áreas de atuação. O nosso expediente é o palco da competição é onde mostramos toda a nossa técnica. A nossa carreira, os estudos e o aprendizado diário é o treino.

Por isso quem pula de galho em galho e não se especialista, dificilmente se torna uma referência naquilo que faz, mesmo  as vezes fazendo com excelência.
Conheço profissionais que são referências que são unanimidades em suas funções, pois entenderam o quão é importante se tornar de fato um especialista e se desenvolver em nichos de conhecimento.
O mercado tem mudado numa velocidade incrível e quem têm provocado estas mudanças, são aqueles profissionais que resolvem problemas, através de muita disciplina, dedicação e conhecimento especifico – ou seja se especializando e se dedicando aquele assunto. 

Essa é a era dos profissionais obstinados em resolver problemas através do seu conhecimento. Um grande exemplo disso é o Vale do Silício que através das Startups têm quebrado paradigmas de carreira e de negócios.

Alto desempenho têm haver com missão de vida, visão de longo prazo, especialidade de conhecimento que será um estilo de vida, independentemente do “palco” que você estiver atuando.
Alto nível tem a ver com você e não o ambiente que você vive.

Postagens mais visitadas