CARACTERÍSTICAS DE LIDERANÇA


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A de Authentic (autêntico): Se a liderança não for autêntica, então o que é? A autenticidade age como um catalisador que ganha respeito dos outros. A autenticidade é essencial quando você supervisiona outros, já que constrói confiança, e seguidores amam líderes que podem confiar. Quanto mais sua equipe confia em você, mais facilidade eles terão para seguir sua liderança. "Para ser um líder efetivo e influente hoje, deve-se começar a fazer uma avaliação honesta e autêntica de si" (Kruse, 2013).

C de Communication skills (habilidades de comunicação): "70% do tempo de um indivíduo é gasto em comunicação. Normalmente, 45% desse tempo é gasto escutando e 30% falando" (Adler, Rosenfeld, Proctor, 2001). Grandes líderes entendem a arte da comunicação para passar sua mensagem efetivamente. Eles são bons ouvintes. "Se você quer construir um navio, não chame as pessoas para juntar madeira ou atribua-lhes tarefas e trabalho, mas sim ensine-os a desejar a infinita imensidão do oceano", Antoine de Saint Exupéry.

E de Emotional Intelligence (inteligência emocional): "Liderança é sobre influenciar interações humanas" (Ignatius, 2013), que requer entender e controlar suas emoções assim como a dos outros. Décadas de pesquisa agora apontam para a inteligência emocional como um fator crucial que diferencia grandes líderes do resto do pacote. É um componente chave para a liderança efetiva. É aprender a se expressar de uma forma que encoraja bons relacionamentos através da empatia e entendimento

F de Flexibility (flexibilidade): Flexibilidade promove criatividade e traz melhorias. Estes líderes enfatizam as pessoas acima dos procedimentos. Eles estão constantemente sondando o ambiente, assim reconhecendo tendências internas e externas e adotando as mudanças necessárias para se manter atuais e efetivos enquanto defendem seus valores. Organizações passam por diferentes ciclos e líderes que abraçam a flexibilidade são mais capazes de transicionar sua equipe através de mudanças.

G de Gratitude (gratidão): Liderar com uma atitude de Gratidão permite que se aprecie as pequenas contribuições. Tais líderes elogiam abertamente sua equipe e reconhecem publicamente suas contribuições. Reconhecimento e recompensa são importantes para construir comprometimento e fortalecer relacionamentos, "As pessoas trabalham por dinheiro, mas elas vão mais além por reconhecimento, elogio e recompensas", Dale Carnegie. "Líderes devem formar relacionamentos baseados no respeito genuíno, um interesse sincero em ver os outros terem sucesso, e uma apreciação por uma variedade de contribuições a um objetivo" (Axner, 1993)

K de Knowledgeable (inteligente): Líderes são confiados por conta de sua inteligência e habilidades, que determinam a qualidade do desempenho da organização. Eles devem mostrar competência. Para ter um desempenho eficiente, líderes devem ter um bom conhecimento sobre suas áreas de trabalho e acompanhar todas as mudanças do ambiente, para poder tomar decisões embasadas. O aprendizado contínuo é a forma mais eficiente para os líderes para sobreviver à competição e administrar mudanças. Quando um líder para de aprender, é um sinal de declínio de seu status de liderança.

N de Noble (nobre): "A qualidade suprema para a liderança é integridade inquestionável", Dwight D. Einsenhower. Grandes líderes são conhecidos por princípios éticos que promovem e suas ações é que promovem esses valores. Eles são justos e promovem justiça. A liderança não é um direito, mas um privilégio outorgado para o líder pelos seguidores. Quem recebe muito, deve corresponder. Responsabilidade é importante para liderança efetiva. Líderes devem fazer um esforço consciente para tomar responsabilidade por seus pensamentos e ações. Para eles, ter um locus de controle interno alto é superior a ter um locus de controle externo alto (Nguyen, 2013).

P de Personal Development (desenvolvimento pessoal): Líderes que abraçam o pensamento de crescimento sabem que o desenvolvimento da liderança é um processo contínuo então eles estão constantemente procurando maneiras de melhorar. Autoconhecimento é uma plataforma para alcançar maiores níveis de desempenho. Você deve ser capaz de identificar tanto seus pontos fortes quanto suas fraquezas. "Há um único recanto do universo que podemos ter certeza de melhorar: o nosso próprio eu". ~ Aldous Huxley

U de Unite (unir): Grandes líderes constroem grandes equipes. Eles são capazes de reunir pessoas e conseguir apoio para seus objetivos. Eles trabalho pela união e não pela divisão. Construir pontes é seu objetivo primário. Eles reunem pessoas por um bem comum. Eles fazem um esforço para entender os outros, seus guias, motivações e conjunto de valores para realmente dar e receber o melhor deles.

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