Porque precisamos ter cada vez mais inteligência emocional? - Parte 3

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Controle Emocional

Qualquer um pode zangar-se - isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - não é fácil.

Aristóteles

Já o segundo domínio refere-se a aptidão que se desenvolve na autoconsciência, que é a capacidade de saber lidar com as emoções, o autocontrole, manter um equilíbrio, tendo a competência de administrar, consciência de seus atos, saber lidar com seus sentimentos, adequados para cada situação.

Pare e refocalize.
É fácil ser carregado pela emoção e reagir de modo indesejado.
Caso sinta estar entrando em um turbilhão emocional, afaste-se do que está ocorrendo...

Quando se está emocionalmente estimulado, você provavelmente apresentará diversos efeitos físicos como taquicardia, tensão muscular e respiração ofegante....

As pessoas normalmente desenvolvem uma resposta emocional chamada de "reatividade automática". Essa reatividade é um tipo de "hábito" formado no cérebro que o ensina a reagir automaticamente aos estímulos, como as experiências emocionais, de determinado modo, o que pode fazer com que não se sinta no controle de suas reações.

Treine o seu cérebro, para as suas emoções.
Examine conscientemente as reações de seu corpo.

Imagine-se como um médico observando um paciente.
Quando estiver se sentindo ansioso, perceba como isso o afeta fisicamente:

"Meu coração está batendo muito rápido, as palmas de minhas mãos estão suando e me sinto nauseado." Reconheça e aceite essas sensações e nunca as julgue como "erradas" ou tente se livrar delas.

Controle sua respiração.
Quando seu corpo apresenta emoções intensas, ele pode entrar no modo de "combate ou fuga". Essa resposta ativa o sistema nervoso que está enviando adrenalina e outras substâncias através do organismo, aumentando a taxa cardíaca, fazendo com que a respiração seja mais ofegante.

Respire profunda e uniformemente o ajudará a permanecer calmo e fornecerá o oxigênio necessário para o organismo, ajudando-o a relaxar.

Utilize técnicas de visualização.
Uma experiência visual relaxante pode ajudar algumas pessoas a controlar as respostas emocionais imediatas.

Escolha seu "lugar seguro", que pode ser uma praia, um spa, um templo ou seu quarto. O importante é escolher um local onde se sinta seguro e relaxado.

Feche os olhos e imagine o lugar com o máximo possível de detalhes. Quais sons você ouve? O que vê? Que cheiros sente? Quais texturas sente?

Respire lenta e uniformemente. Caso sinta a tensão no corpo, utilize as técnicas de relaxamento muscular progressivo ensinadas acima ou chacoalhe os membros para relaxá-los.

Você pode sentir um pouco de vergonha nas primeiras vezes que realizar a prática de visualização do lugar seguro. Não há problema algum nisso! Confie em si mesmo e esse exercício funcionará.

Caso esteja sentindo alguma emoção negativa durante a visualização, imagine-a como um objeto físico que pode ser removido do lugar seguro.

Por exemplo, você pode visualizar o estresse como um cascalho que pode ser jogado no mar, longe da praia tranquila. Imagine que o estresse está indo embora do corpo conforme lança o cascalho para longe.

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