Porque precisamos ter cada vez mais inteligência emocional? - Parte 4

Resultado de imagem para automotivação


Automotivação


Com relação ao terceiro domínio a motivação, podemos citar que é a capacidade do indivíduo motivar-se, de mobilizar-se, incentivar outras pessoas por meio de esforços, é a capacidade de pensar de fazer planos, de seguir um caminho, alcançar uma meta.

A pessoa otimista consegue realizar tudo o que planeja, pois tem consciência de que todos os problemas são contornáveis e resolvíveis, pessoas com essa capacidade tendem a ser mais produtivas e eficazes em qualquer atividade.

Quem faz lista de metas para o ano?
Dessas metas, quantas foram alcançadas?
Das que não foram, quais são os motivos?

Foque na positividade
Embora o discurso de que “pensamentos positivos trazem coisas positivas” pareça crendice popular, o foco no positivo é uma das técnicas mais utilizadas e eficientes da automotivação.

Se há uma tarefa desgastante a ser feita, em vez de você ficar bravo, pense que com tal situação, você irá aprender algo, adquirir mais experiências  e etc.
Adote essa postura otimista em todos os aspectos de sua vida e veja os resultados.

Escreva a suas metas
Todo mundo possui objetivos a curto, médio e longo prazo, elencar esses objetivos em uma lista ou tabela e marcá-los assim que forem alcançados nos estimula a sempre buscarmos mais resultados.

Isso também auxilia em sua organização pessoal, pois ao expor suas metas fica mais fácil enxergar o que você precisa fazer ou melhorar para alcançar certo objetivo.

Organize seu cotidiano
A rotina fica bem mais simples quando é organizada, portanto aprender a ter controle de seu tempo é fundamental. Crie cronogramas semanais com as mais diversas atividades de seu dia, como realizar certa função no trabalho, limpar a casa, ler ou interagir com amigos.
Realizadas todas as atividades ao longo do dia você sentirá que seu tempo gerou diversos resultados e isso o motivará a realizar as atividades com foco e disposição.

Recompense os seus ganhos
É muito importante que você mesmo reconheça os seus ganhos e conquistas, pensando nisso por que não se recompensar a cada meta alcançada?

Não precisa ser um presente complexo, mas uma ida ao cinema, uma roupa nova ou um passeio no parque podem ajudar a aumentar seu ânimo e disposição para alcançar cada vez mais objetivos e ficar bem consigo mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas