12 passos para ser um grande líder

12 passos para ser um grande líder




Você tem uma equipe, mas não sabe ser um bom líder? Não consegue ser claro e passar os valores da empresa? Se a resposta for sim, está na hora de pisar no freio e analisar onde você está errando. Grandes líderes buscam o autoconhecimento constantemente e procuram aprender com os erros e, claro, não se vitimizam ou caçam culpados.

Se você ainda não tem uma equipe, este texto também é importante. Aprender com os erros é muito bom, mas saber evitá-los também é essencial. Acompanhe as dicas e entenda a diferença entre um líder e um chefe.

Líder
Tornar-se um grande líder não é algo que acontece da noite para o dia, mas pode ser alcançado através de disciplina, trabalho árduo e compromisso de melhoria através das experiências, ou seja, aprender com os erros e acertos. Grandes líderes não nascem com este dom, como algumas pessoas imaginam. Na verdade, eles são moldados ao longo do tempo. E também não existe uma fórmula mágica para virar um bom líder, apenas regras que podem ajudar.

Para ser um grande líder, a primeira coisa é querer liderar, é querer estar na linha de frente e aguentar os desafios dessa posição. Se você não pensa na sua equipe, não se preocupa com os resultados da sua empresa e não se compromete verdadeiramente com o trabalho, fatalmente, você nunca será um líder, no máximo um chefe.

Vejo muitas pessoas dizerem que não conseguem liderar a própria equipe, que não consegue delegar ou cobrar alguma tarefa. Sim, isso é normal. E se você realmente quer fazer uma boa liderança, a maturidade e as experiências do dia a dia te ajudarão a contornar essa situação.

A diferença entre um líder e um chefe
O chefe é a pessoa que ocupa o cargo que foi designado por alguém. Ele tem tendência a ser autoritário, comandar pessoas e distribuir ordens, sempre visando lucros e resultados. Geralmente, o chefe não pensa no bem-estar coletivo, ele enxerga os funcionários abaixo da cadeia da instituição e como pessoas que devem seguir suas ordens da maneira que ele julga mais eficaz.

O chefe é excelente em apontar e responsabilizar os outros quando algo não dá certo, mas quando o objetivo é alcançado age como se ele tivesse feito tudo. Os chefes não reconhecem o bom trabalho de um funcionário.

Já o líder é conhecido como motivador de sua equipe, ele inspira as pessoas, trabalha junto com o grupo e procura valorizar as habilidades dos indivíduos, respeitando suas limitações e ajudando a superá-las. Ele não visa apenas os resultados, ele se preocupa com o caminho até alcançar objetivo. Por não apresentar uma postura de centralizador tem a tendência de ser muito respeitado. Para o líder, o funcionário não é apenas mais um, é um integrante da equipe, é alguém de valor.

Os grandes líderes têm iniciativa, capacidade de influência, capacidade de comunicação, e estão à disposição para ajudar quando for preciso. Não a fazer para o outro, mas ensiná-lo e orientá-lo para que aprenda e faça sozinho.

Ele utiliza critérios justos em uma decisão e sempre está focado na solução do problema, e não em apontar quem o causou. Sim, os líderes são objetivos. Não gostam de apontar culpados, preferem buscar a solução do que gerar mais transtornos para equipe e para empresa.

Uma boa liderança traz muitos benefícios para a empresa, os resultados sempre serão melhores quando conduzidos por uma equipe motivada e com os mesmos valores.

O que é Liderança?
Um líder é alguém que estabelece uma visão clara e, em seguida, orienta sua equipe para essa visão, capacitando-os e treinando-os. Tenha na sua equipe pessoas com valores semelhantes aos seus, pessoas que queiram trabalhar com amor e vontade e, principalmente, por uma boa causa.

Líderes trabalham com pessoas interessadas, que gostam do que fazem e sabem onde querem chegar. Grandes líderes não contratam pessoas que trabalham apenas por dinheiro ou simplesmente para pagar as contas. Líderes querem ao seu lado profissionais que buscam crescer ao seu lado.

Liderança é algo que é continuamente desenvolvido ao longo do tempo, através de orientação e observação. Os melhores líderes estão sempre aprendendo e estão com fome de ser o melhor que podem ser para seus colaboradores. Eles percebem que têm muitas pessoas confiando neles, e, por isso, precisam estar em crescente desenvolvimento pessoal e profissional.

Ser líder é um trabalho duro, que exige equilibrar os estilos de personalidade, conflitos e interesses de todos com quem trabalha. É manter a calma nos momentos de crise e a empolgação para estimular a equipe. É saber a hora certa de cobrar e a hora certa de elogiar. Ser um bom líder é saber se comunicar bem com a equipe, respeitar a todos e trabalhar com amor.

Comentários

Postagens mais visitadas